terça-feira, 1 de abril de 2008

A Diocese do Recife Já Está na Igreja Anglicana do Cone Sul

“A Diocese do Recife já está na Província do Cone Sul. Isso é um fato consumado. O que apenas nos cabe ainda fazer são detalhamentos e questões de linguagem”, afirmou o Bispo Primaz da Igreja Anglicana do Cone Sul da América, Dom Gregory J. Venables, em sua visita à sua Diocese do Recife desde a quinta-feira passada.
Ele foi recebido festivamente no Aeroporto dos Guararapes, visitou os projetos sociais diocesanos Casa da Esperança, em Jaboatão dos Guararapes, CVC- Pró Vida, no Recife, e Água Viva e Emanuel, em Olinda, pregou nas Paróquias Anglicanas do Espírito Santo e Jardim das Oliveiras, se reuniu com o Bispo Diocesano, Dom Robinson Cavalcanti, e com o Conselho Diocesano e Arcediagos. Um dos pontos altos de sua visita foi o Concílio Extraordinário, que teve lugar no sábado, 29, à tarde, na Catedral Anglicana do Bom Samaritano, após almoço de confraternização reunindo 40 clérigos e mais de 60 líderes leigos no Centro Diocesano Arcebispo George Carey, onde o Primaz foi ovacionado com a assembléia de pé.
O Bispo Gregory ressaltou a sua solidariedade à luta e ao sofrimento da Diocese do Recife, em sua defesa da Sã Doutrina, enfatizou a necessidade de fidelidade ao Evangelho e à verdade, bem como ao evangelismo, comentou sobre a crise de transição por que passa a Comunhão Anglicana e das incertezas quanto ao futuro. Para ele o importante é a unidade de todos que prezam os princípios bíblicos e anglicanos históricos, e que a ênfase não pode ser dada a criações humanas como Cânones e fronteiras geográficas.
O Primaz esteve acompanhado de sua esposa Sylvia, e do Bispo Bill Atwood, Sufragâneo Missionário da Igreja de Quênia nos Estados Unidos da América, que trouxe a solidariedade de vários Primazes, Províncias, Dioceses e Paróquias Anglicanas ortodoxas em todo o mundo ao Bispo, Clero e Povo da Diocese do Recife. “Vocês não estão sós nessa luta”, afirmou em sua fala de solidariedade e estímulo à vida e à missão da nossa Diocese.
Uma nova e mais demorada visita do primaz Gregory Venables à sua Diocese do Recife está sendo programada para setembro próximo.

Secretaria Diocesana Anglicana de Comunicação Social