terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Reciclagens de Pneus usados:úteis para a economia e meio ambiente.

Inservíveis para o transporte,
úteis para a economia e meio ambiente

Asfalto ecológico e tapetes são apenas dois entre muitos
produtos que resultam da reciclagem de pneus

Você certamente já deve ter ouvido a frase “na natureza nada se perde, tudo se transforma”. Esta máxima se aplica de forma ainda mais interessante quando falamos de pneus. Mesmo depois de milhares de quilômetros rodados, eles não se tornam completamente descartáveis. A partir dos processos de reciclagem, as carcaças de pneus velhos transformam-se para a produção de novos produtos (veja quadro abaixo).

Por meio do Programa de Coleta e Destinação de Pneus inservíveis realizado pela ANIP (Associação Nacional da indústria de Pneumáticos), grande parte destes componentes são encaminhados para os Ecopontos. Espalhados por todo o País, os Ecopontos são estabelecimentos cobertos e limpos onde se armazenam os produtos descartados que, posteriormente, serão triturados e/ou enviados inteiros para as empresas de reciclagem.


Transformação

No Brasil, existem diversos locais que transformam os pneus em matéria-prima para ser utilizada em diferentes aplicações. No entanto, apenas 30 deles possuem parceria com a ANIP e são homologados pelo Ibama (instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos recursos Naturais renováveis).

Os produtos resultantes da reciclagem de pneus são variados e atendem a diversas aplicações e mercados. A durabilidade, estanqueidade e maciez da borracha faz com que seu reaproveitamento seja visto como atividade economicamente atrativa, e com isso o número de novos produtos nascidos da reciclagem de pneus segue crescendo. Hoje já existem encanamentos de córregos e combustíveis fabricados com base nesta técnica.

O material resultante do reaproveitamento dos pneus pode ser encontrado ainda em solados de sapatos, tapetes de automóveis e em meio aos componentes usados na produção do “asfalto ecológico”, assim chamado por contribuir para a preservação do meio ambiente.

Antes de confeccionar as novas peças, é preciso separar a borracha dos metais – estes são repassados às empresas de reciclagem de metais. O material restante é então cortado em lascas e peneirado, moído e submetido a procedimentos de desvulcanização.

Cada empresa de reciclagem faz a trituração de modo diferente, de acordo com seus processos produtivos. Em alguns casos os pneus são transformados em grãos maiores, em outros dão origem a grãos menores ou pós.

Referência nacional no segmento de reciclagem de pneus, a CBl Comércio e reciclagem de Borracha reprocessa o produto para três utilizações: combustível, componente para asfalto ecólogico e laminação (tapetes de autómoveis, solados e outros). Segundo Amauri Marchi Junior, diretor de produção da CBl, grande parte dos pneus processados é empregada na produção de combustível para cimenteiras. “Das 200 toneladas movimentadas por dia pela CBl, 75% são direcionadas a esta finalidade”, afirma.


Piso do futuro

Um dos itens que vem ganhando destaque no mercado é o asfalto ecológico. “Este tipo de pavimento oferece características mecânicas bem melhores que o tradicional”, explica Álvaro Greenhalgh, gerente da
reciclanip. “Ele apresenta maior grau de impermeabilidade e sua manutenção é mais econômica”, observa. Um estudo do instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo (USP) revelou que já existem investimentos para a utilização deste tipo de asfalto nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Outro exemplo de sucesso na aplicação da borracha oriunda do pneu pode ser observado na Fábrica de Piso Sintético para Pistas de Atletismo Ministro Agnelo Queiróz, de Feira de Santana (BA). A fábrica produz pisos de borracha que equipam quadras poliesportivas e pistas de atletismo em ginásios e escolas.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Missão da Paz realiza mais uma Cerimonia de Batismo



Ontem de 05/02/2012, a Missão Anglicana comunidade da Paz realizou mais uma linda Cerimonia de Batismo da pequena Yasmim Kelle, filha do casal. Ibson Barbosa da Silva e Elaine Cristina Rangel da Silva.

O culto foi dirigido Ministro Local Luciano Vasconcelos, o sermão e o batismo celebrado pelo Rev Daniel Barbosa.

A Santa Eucaristia Celebrada pelo Rev Ivaldo Sales, os acólitos, Mario Jr. e Rebeca Arruda distribuiu os elementos com a Congregação.

Ao casal Ibson e Elaine, desejamos muitas benção e que Deus esteja sempre com eles o ajudando e fortalecendo na criação de sua linda filha Yasmim.