sábado, 15 de abril de 2017

ANGLICANISMO: UM BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE A IGREJA ANGLICANA ORTODOXA NO BRASIL.

Nossa santa igreja é de confissão Anglicana, isto quer dizer que ela é uma Igreja litúrgica, apesar de ser uma igreja tradicional é aberta aos carismas que o Espirito Santo distribui a igreja, para melhor aparelhamento desta, pois cremos na contemporaneidade dos dons do Espirito. Nossa igreja é de raiz e essência evangélica pois acetamos plenamente a reforma protestante, com toda a sua Teologia. 
Somos Católicos no sentido pleno da palavra pois fazemos parte da igreja invisível e universal de Cristo, neste sentido todos os protestantes são católicos. Tentamos de todas as formas que nos for possíveis conviver bem com toda a cristandade, tanto com os irmãos católicos romanos, ortodoxos e nacionais, como com os irmãos protestantes, evangélicos, neoprotestantes, pentecostais e neopentecostais. Pois achamos que temos a mesma fé essencial que é comum a todos os cristãos, como descrito no credo apostólico. Não usamos imagens de escultura, nem nos dirigimos ou nos devotamos a elas em oração. Respeitamos quem o faça, contudo somos bem evangélicais neste ponto. Guardamos o episcopado histórico com sucessão apostólica. 
Temos e cremos em três ordens biblicamente instituídas o Diaconato, Presbiterado e Episcopado historico. Podemos com segurança dizer que nossa Igreja Anglicana Ortodoxa no Brasil é uma igreja de via media. Assim sendo consideramos todos aqueles que confessam Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, como nossos irmãos! É bem verdade que usamos a Cruz como símbolo religioso cristão, más em nosso caso, a usamos vazia pois nosso salvador já ressuscitou e não está mais nela pregado. 
Procuramos viver o cristianismo sem assumir a posição de juízes do povo de Deus, baseados em Mateus capitulo 7, não julgamos ninguém pois quem julga é somente Deus!

Deus abençoe a todos em Cristo!

Dom Adolfo Teodoro – Bispo da Igreja do Senhor o menor dos servos de Cristo.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

O verdadeiro sentido da Páscoa



Em todo o mundo pessoas de todas as crenças, celebra do seu jeito esse tempo de renovo, que simboliza a passagem da morte para a vida. Mas, como você disse: "Será que realmente sabemos o verdadeiro sentido da Páscoa?" A Páscoa não é e nem deve ser considerada só um momento de celebração, com bacalhau no prato e troca de ovos de chocolate. Eu não sou contra essas tradições! O que estou dizendo é que devemos lembrar as pessoas sobre o verdadeiro sentido da páscoa, falando da morte e ressurreição de Jesus e do que Ele fez por nós.

COMO SURGIU A PÁSCOA? A primeira páscoa aconteceu há milhares de anos, quando o povo de Deus estava cativo, escravizado no Egito. Deus em sua infinita misericórdia resolveu libertá-los da escravidão, por meio de um homem chamado Moisés. Mas Faraó não queria deixá-los ir embora, por isso Deus enviou algumas pragas para tentá-lo mudar de idéia. E como Faraó endurecia cada vez mais o seu coração, Deus decidiu ferir todos os primogênitos do Egito como forma de castigo.

O POVO DE DEUS. Mas, o Seu povo (os israelitas), Deus deu uma ordem: Eles deveriam sacrificar um cordeiro para cada família e com isso receberia a proteção divina. Eles tinham que passar o sangue deste cordeiro na porta de cada casa, para quando o destruidor (o anjo da morte) passasse por ali, e não entrasse na casa que tinha sido marcada pelo sangue do cordeiro na porta (Leia Êxodo 12:1-14). Daí vem o termo Páscoa (no hebraico: pesah), que tem vários significa com o mesmo sentido, como: “Passagem” "pular além da marca", "passar por cima", ou "poupar". E assim sendo, o povo de Deus foram protegidos da condenação e da morte através do sangue do cordeiro.

O PLANO LIBERTADOR DE DEUS. Deus continua com seu plano libertador, muitos anos depois, Deus enviou o seu Filho Jesus, o Cordeiro Santo e Imaculado, sem falha para morrer numa cruz, e o seu sangue aspergido sobre os nossos pecados nos traz salvação, proteção, livramento e vida. A Bíblia diz que Deus sempre amou a humanidade, porém, todos nós O desobedecemos e pecamos, com isso fomos condenados à morte eterna. E como não podemos apagar essa dívida, precisamos de um cordeiro puro, sem pecados, para nos livrar da condenação do inferno.

O CORDEIRO DE DEUS. Quando João Batista viu Jesus se aproximando dele, ele disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (João 1:29). Jesus se fez homem, morreu para nos salvar e ressuscitou para nos garantir a vitória. E todo aquele que crê no seu sacrifício e se arrepende, terá livre acesso a Deus Pai. Disse Jesus: “Eu sou o caminho a verdade e a vida.” (João 14:6) Não precisamos mais fazer sacrifícios com cordeiro. Pois tudo já foi consumado - O preço já foi pago por nós na cruz. Jesus. Ele é a nossa Páscoa.

A PÁSCOA. Neste mês no dia 16 de abril de 2017, comemoramos a páscoa nossa libertação do pecado, que veio por meio do um sacrifício feito na cruz pelo Senhor Jesus Cristo. Portanto essa é a verdadeira Páscoa. A Ressurreição de JESUS CRISTO.
Enfim, desejo que nesta data tão especial você seja restaurado, buscando Jesus todos os dias, e desfrute da maravilhosa Graça de Deus.

Feliz Páscoa para todos e todas.

Rev. Daniel Barbosa. – IAOB (Igreja Anglicana Ortodoxa no Brasil) Comunidade da Paz Alameda Paulista.