quinta-feira, 19 de maio de 2011

O QUE É UM CULTO CRISTÃO?

Introdução:

“Eu vou ao culto”. Esta é uma expressão muito comum para nós. Significa ir à igreja e participar da programação. Num sentido genuíno, participar de um culto significa cantar, orar, ouvir a mensagem bíblica, contribuir e manter comunhão com os irmãos. No entanto, às vezes, precisando parar ir pensar no significado mais profundo do culto cristão. Será que qualquer programação da igreja pode ser chamada de culto? Existe algum parâmetro bíblico para que determinada reunião possa ser considerada como um verdadeiro culto cristão? Precisamos, então, definir que elementos devem compor uma reunião cristã para que ela possa ser considerada um culto verdadeiro.

A PALAVRA DE DEUS:

A de Deus é o elemento especial e indispensável ao culto cristão. Sem ela o culto é apenas uma reunião, um encontro qualquer. Sem a leitura e a meditação bíblica o nosso culto se esvazia de conteúdo e essência, assemelha-se a um culto não cristão. A Palavra de Deus deve ocupar central do culto, pois através dela que ele nos fala. Todo o culto deve ser motivado pela Palavra de Deus

  1. Ela atribui autoridade à liturgia.
  1. Ela ilumina os cânticos.
  1. Ela leva-nos a orar.
  1. Ela propor na comunhão.
  1. Ela orienta cerimônias (ceia e batismo).

De maneira prática podemos dizer que, quando uma pessoa prepara ou dirige um culto cristão, ela precisa observar todas as partes do culto estão afinadas com a Palavra de Deus.

  1. Ela é o conteúdo da pregação:

Dentre as formas em que a Palavra de Deus é apresentada no culto, a mais importante é a pregação. Para o pregador do País de Gales, Martyn LIoyd-Jones, a tarefa primordial da igreja e do ministério cristão é a pregação da Palavra de Deus. Esta é a razão pela qual a pregação bíblica jamais poderá ser substituída por qualquer outro elemento

Que prejuízo espiritual tem uma pessoa que vai a um culto evangélico e não recebe , orientação através da Palavra de Deus! Algumas destas reuniões mas parecem encontros de auto-ajuda ou reuniões de negócios do que um verdadeiro culto cristão. Só a verdadeira pregação bíblica poderá causar um impacto positivo e um efeito duradouro na vida de quem participa do culto. É bom que prestemos muita atenção ao apóstolo Paulo quando diz que devemos pregar a Palavra (2Tm 4:2).