quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

DEUS DEU A TERRA A TODOS SEUS FILHOS E FILHAS


“Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.” (Josué 1:7). 
            Os camponeses reduzidos a mingua, miséria, e fome, roem um solo árido e desolado, colhem ervas e casca de arbustos.
E os pobres são expulsos de seus povoados como se fossem ladrões, e passam a habitar no meio do mato como se fossem animais selvagens.
Deus prometeu, eu vos farei habitar neste lugar, terra que dei a vossos pais, de século em século. Em determinada época o povo de Israel encontrava-se deportado numa terra estrangeira, logo depois de suas terras serem de origem foram saqueadas e devastadas pelo exercito de Nabucodonosor, e o povo começaram a trabalhar, a plantar, e a colher sem ter muito resultado.
O povo estava triste e desanimado porque se encontrava numa terra estranha, onde havia outra língua, outro costume, e até mesmo outra religião.
Mesmo assim o povo de Israel não baixou a cabeça, e fizeram do passado de resistência, em presente de luta por dias melhores.
É lamentável hoje vermos camponeses brasileiro posto pra fora e seus povoados, muitos são assassinados como criminosos, incendeiam suas casas como se fosse monte de lixo.
A demanda é feita pela grande parte dos latifundiários que se dizem donos das terras, e até por políticos que não compromisso com o povo, e sim com seus bolsos. É triste andarmos no Brasil a fora e vermos terras e mais terras abandonadas, e o povo sem ter onde reclinar a cabeça. Tudo isso resultado de uma politica gananciosa, excludente e opressora, fundamentada no capitalismo selvagem, que tem como base a concentração de renda e dos lucros, lucros e mais lucros, mesmo que custe o sangue e a miséria de muitos.
Agora quero chamar a atenção dos políticos sérios que há em nosso Brasil. Para lutarmos ao lado dos menos favorecidos, também quero desafiar os chamados cristãos, para desempenharmos nosso papel profético na sociedade, e assumirmos verdadeiramente o compromisso com a justiça, e com os oprimidos. Apropriando-nos da carta do apóstolo São Paulo aos Romanos capitulo 12:2. Não nos conformar com este mundo, mas, transforma-lo, pela renovação do vosso entendimento. Quando nós calamos, comentemos o maior pecado, o pecado da omissão.
Irmãos e irmãs, lutemos contra todo tipo de pressão, vivamos o exemplo do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, aprendamos com ele a viver o amor pratico, somos criaturas de Deus, criados em Cristo, e preparados para as boas obras as quais Deus preparou para que andássemos nela. (Efesios 2:10)  

Rev. Daniel Barbosa, ose.

Prior da Ordem de Santo Estevão

Missão Anglicana Comunidade da Paz

Ministro Encarregado